O Brasil é um dos únicos países da América Latina e do Caribe que têm projetos relacionados à produção de combustível de aviação sustentável (SAF). No entanto, a região ainda precisa superar alguns desafios, como a alta demanda por SAF, uma vez que a indústria mundial vai exigir uma produção anual de 450 bilhões de litros até 2050 para ser abastecida, e os altos preços do combustível sustentável que custam até 2,5 a 5 vezes mais que o convencional.
O país vem recebendo vários investimentos e projetos para produção de combustíveis verdes, principalmente no estado de São Paulo, por meio de parcerias entre empresas privadas e instituições como a Universidade de São Paulo e o Senai, para contribuir com a descarbonização de setores da indústria. Atualmente, o governo federal está estudando o projeto Combustível do Futuro, criado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), para ampliar o uso de combustíveis sustentáveis. São incentivos que estimulam o mercado brasileiro a atender à crescente demanda mundial por SAF. A tecnologia UOP eFining™ da Honeywell oferece um projeto altamente integrado que pode processar matérias-primas flexíveis usando processos comprovados comercialmente, resultando em confiabilidade operacional, gastos de capital minimizados e baixa intensidade de energia. Sendo a tecnologia mais recente em uma linha de ofertas que estão impulsionando a descarbonização do setor de aviação. A empresa oferece várias rotas para o mercado usando uma variedade de matérias-primas, incluindo a tecnologia Ecofining™, que usa gorduras, óleos e graxas, e a recém-lançada tecnologia de etanol para jato. A Honeywell está empenhada em alcançar a neutralidade de carbono em suas operações e instalações até 2035. Esse compromisso se baseia no histórico da empresa de reduzir drasticamente a intensidade de gases de efeito estufa de suas operações e instalações, bem como em sua história de décadas de inovação para ajudar seus clientes a atenderem seus objetivos ambientais e sociais. Cerca de 60% do investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos da Honeywell é direcionado para produtos que melhoram os resultados ambientais e sociais para os clientes. Bigger and better than ever, Dubai Airshow 2023 returns this November! Experience ground breaking tech, witness revolutionary advancements, and gain insights into the future of the aerospace, space and defence industry.
Register Grupo Qatar Airways registra receita recorde com fortes lucros à medida que a expansão continua.5/7/2023
O Grupo relata mais um ano de fortes lucros em meio à expansão da rede, forte demanda e um desempenho sólido em todas as divisões após um ano importante como companhia aérea parceira oficial da Copa do Mundo da FIFA.
Parceria inédita feita pela Inframerica com a Sinerlog cria condições para maior protagonismo do Distrito Federal no comércio exterior brasileiro.Somos a nova dimensão totalmente elétrica da mobilidade. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades, oferecendo um novo meio de transporte fantástico. Como pioneiros da mobilidade aérea urbana (UAM), planejamos lançar os primeiros serviços eVTOL do mundo em Paris no verão de 2024 - com nosso táxi aéreo elétrico de passageiros VoloCity.Evento organizado pela JHSF e NürnbergMesse Brasil apresenta lançamentos do mercado de aviação executiva, test-drive de supercarros e gastronomia Fasano. O evento que criou um novo paradigma para a aviação executiva está de volta. A segunda edição do Catarina Aviation Show será realizada de 1 a 3 de junho. Na ocasião, cerca de 30 expositores apresentarão as principais novidades do setor para cerca de cinco mil convidados no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, que fica a pouco mais de 30 minutos da capital paulista. Devido à grande repercussão da edição anterior, o evento deste ano terá o dobro do espaço de exposição.
“Em 2022, na estreia do evento, vimos que o mercado carecia de um encontro como o que organizamos. O Brasil está entre os três países com mais aviões particulares do mundo, mas ainda não tinha um lugar que reunisse as novidades do segmento a uma experiência única, para um público exclusivo. Foi isso que fez o Catarina Aviation Show conquistar espaço no calendário nacional”, afirma João Paulo Picolo, presidente da NürnbergMesse Brasil, organizadora do encontro em parceria com a JHSF. O Catarina Aviation Show, que tem apoio do Bradesco Global Private Bank, é o primeiro evento do país a unir lançamentos do mercado de aviação executiva à exposição e pilotagem de supercarros, gastronomia Fasano e experiências exclusivas de marcas internacionais. Nomes como Embraer, Gulfstream, Jaguar, McLaren, Audi, Aston Martin, Land Rover e Vokan já estão confirmados para o encontro de 2023, que terá também o lançamento dos empreendimentos JHSF Real Estate. “O Catarina Aviation Show reforça a nossa visão de alto potencial do segmento de aviação executiva no Brasil”, diz Thiago Alonso de Oliveira, CEO da JHSF. “O local para este evento não poderia ser outro: o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional é o primeiro aeroporto internacional privado do Brasil. O aeroporto nasceu com a ideia de criar uma alternativa para a aviação executiva aos aeroportos públicos e tornou-se referência em comodidade, excelência de serviços e tecnologia de ponta”. Na primeira edição, o Catarina Aviation Show recebeu convidados, pilotos, tripulantes e operadores da aviação. E inovou ao ser a primeira exposição de negócios 100% montada com estandes sustentáveis. Iniciativa que será repetida em 2023, mostrando que o cuidado com o meio ambiente pode ser potencializado pelo mercado de alto padrão. Catarina Aviation Show Dia: 1 a 3 de junho Horário: Das 9h às 19h Local: São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional | Rod. Pres. Castello Branco, km 62 - São Roque (SP) São Paulo, maio de 2023 – A KLM Royal Dutch Airlines e a equipe de estudantes AeroDelft, da Holanda, iniciaram uma parceria em abril para desenvolver uma aeronave movida a hidrogênio. Batizada de Projeto Phoenix, a iniciativa trará um melhor entendimento de como a substância pode ser aplicada na aviação, incluindo a criação de tanques de hidrogênio líquido e recursos essenciais de segurança. O projeto coloca a KLM na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias para voar. A KLM e a AeroDelft compartilham a ideia de que as viagens aéreas são essenciais para as pessoas e diversos setores, e que a inovação na aviação é vital. Assim, a colaboração entre as empresas chega para integrar vários ecossistemas em torno de tecnologias futuras, como voar com hidrogênio. Nesse sentido, a KLM e a AeroDelft querem contribuir para o desenvolvimento da tecnologia de hidrogênio e pré-condições associadas. Isso pode incluir certificação, regulamentos e infraestrutura. Afinal, as tecnologias atualmente em andamento ainda enfrentam muitos desafios, como a distribuição e o transporte de hidrogênio líquido, por exemplo. Sobre o Projeto Phoenix O objetivo do Projeto Phoenix é construir uma aeronave movida a hidrogênio. O plano envolve o desenvolvimento de um drone, o Phoenix-Prototype, que servirá de trampolim para a construção da primeira aeronave tripulada movida à hidrogênio líquido-elétrico, o Phoenix Full-Scale. O Phoenix-Prototype funciona com um motor elétrico, alimentado por hidrogênio líquido e tecnologia de célula de combustível. O drone já completou seu primeiro voo, dando uma contribuição importante para o projeto. O teste avaliou se o equipamento poderia voar com hidrogênio líquido e se poderia ser controlado do solo. O drone serve como ponto de partida para a futura aeronave tripulada que voará com hidrogênio: o Phoenix Full Scale. A equipe construiu a estrutura para esse modelo e está testando os sistemas de alimentação dentro desse mesmo molde. Além disso, o time pretende pilotar suas aeronaves tripuladas já em 2024, usando hidrogênio gasoso e, posteriormente, em sua fase líquida, em 2025. Sobre a equipe estudantil AeroDelft A AeroDelft é composta por 50 alunos da Delft University of Technology, na Holanda, que tem como missão demonstrar e promover o hidrogênio como uma alternativa aos combustíveis convencionais.
“A KLM almeja desempenhar um papel de liderança na inovação para a aviação e está buscando ativamente oportunidades para acelerar esses desenvolvimentos. A inteligência e as soluções da geração mais jovem são necessárias para pensarmos fora da caixa, e o entusiasmo e o trabalho árduo da AeroDelft contribuem amplamente para isso”, destaca Barry ter Voert, CXO e vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Negócios da empresa. “Estamos muito felizes em atuar com a KLM para o futuro da aviação e é muito gratificante ter o apoio de um grande player da indústria. Juntos, trabalharemos intensamente para criar tecnologias novas e inovadoras, e para ensinar os engenheiros do futuro”, finaliza Wouter van der Linden, gerente da equipe AeroDelft. Sobre a KLM Royal Dutch Airlines Por mais de um século, a KLM tem sido pioneira no setor de aviação civil. A KLM é a companhia aérea mais antiga ainda operando com seu nome original e tem como objetivo ser a companhia aérea europeia líder em foco no cliente, eficiência e sustentabilidade. A malha aérea da KLM conecta a Holanda com todas as principais regiões econômicas do mundo e é um poderoso motor que impulsiona a economia holandesa. A KLM também é membro da aliança global SkyTeam, que tem 19 companhias aéreas associadas. Para obter mais informações sobre a KLM, visite KLM, KLM Newsroom, Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter. Race Comunicação |