Grupo Qatar Airways registra receita recorde com fortes lucros à medida que a expansão continua.5/7/2023
O Grupo relata mais um ano de fortes lucros em meio à expansão da rede, forte demanda e um desempenho sólido em todas as divisões após um ano importante como companhia aérea parceira oficial da Copa do Mundo da FIFA. DOHA, Catar – O Grupo Qatar Airways acaba de publicar seu relatório anual referente ao ano fiscal 2022/23, apresentando novamente um forte desempenho financeiro como a Companhia Aérea Oficial da Copa do Mundo da FIFA Qatar de 2022. A companhia aérea credita os resultados positivos à sua estratégia de sucesso durante um ano extraordinário para o Grupo como Parceira Oficial da FIFA e Companhia Aérea Oficial da Copa do Mundo no Qatar, juntamente com seu produto premium focado em oferecer experiência de alto nível ao cliente, bem como o compromisso de seus funcionários em todo o mundo.
O Grupo Qatar Airways reportou um lucro líquido de QAR 4,4 bilhões (US$1,21 bilhões) durante o ano fiscal de 2022/23. A receita total aumentou para QAR 76,3 bilhões (US$21 bilhões), um aumento de 45% em relação ao ano passado. A receita de passageiros aumentou 100% em relação ao ano passado, com um aumento de capacidade de 31%, impulsionado por rendimentos 9% mais altos e uma taxa de ocupação de 80% - ambos os mais altos da história da companhia aérea, resultando em um aumento sustentável na participação de mercado. A Qatar Airways transportou 31,7 milhões de passageiros, um aumento de 71% em relação ao ano passado. O foco contínuo na experiência do cliente, fidelidade, digitalização e sustentabilidade colocou a Qatar Airways em uma posição sólida para o futuro. O Privilege Club, o programa de fidelidade da Qatar Airways, também testemunhou um crescimento significativo em várias novas parcerias globais e locais, além de propostas e receitas aprimoradas com a adoção de Avios como sua moeda. Os membros do Privilege Club agora podem utilizar a moeda Avios para pagamento no Qatar Duty Free, Discover Qatar e Qatar Holidays, além da lista existente das principais marcas globais. A Qatar Airways Cargo manteve sua posição como a principal transportadora aérea de carga do mundo durante o ano fiscal de 2022/23, avançando com foco estratégico no crescimento, sustentabilidade e digitalização, e apoiando a continuidade do comércio global, apesar dos desafios do mercado. O Grupo gerou forte Margem EBITDA (também conhecida como margem LAJIDA, em português) de 23% em QAR 17,8 bilhões (US$4,9 bilhões). O EBITDA foi superior ao ano anterior em QAR 110 milhões (US$30,2 milhões) devido a operações simplificadas, ágeis e adequadas ao propósito em todas as áreas de negócios. Esses ganhos positivos refletem a expansão das redes de passageiros e cargas da Qatar Airways e cumprem o compromisso de estabelecer mais clientes, lealdade comercial e excelência de produtos combinados com forte controle de custos. Como companhia aérea nacional do Estado do Catar, Qatar Airways provou sua agilidade ao transportar 1,4 milhão de passageiros para a Copa do Mundo. A rede da Qatar Airways cresceu para mais de 160 destinos em 2022/23. A Qatar Airways retomou as operações para treze destinos, sendo eles: Amritsar e Nagpur, na Índia; Pequim e Xangai, na China; Denpasar, na Indonésia; Genebra, na Suíça; Londres Gatwick, no Reino Unido; Luxor, no Egito; Perth, na Austrália; Qassim, na Arábia Saudita; Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina; Taif, na Arábia Saudita; e Windhoek, na Namíbia. Além disso, em 2022/23, a companhia aérea lançou duas novas rotas para Dusseldorf, na Alemanha; e Santorini, na Grécia, oferecendo mais opções de viagem e maior conectividade para seus passageiros. O Ministro de Estado da Energia e Presidente do Grupo Qatar Airways, Saad Bin Sharida Al-Kaabi, disse: “Tenho o prazer de anunciar que o Grupo Qatar Airways demonstrou outro desempenho anual notável. O setor de transporte do Qatar é um emblema de sua interconectividade, conectando pessoas de todo o mundo e aumentando as conexões de negócios em toda a região. O Catar se orgulha de ter recebido torcedores de todo o mundo durante a Copa do Mundo, realizando uma das melhores edições da história. O Catar estabeleceu uma referência incomparável para a segurança e proteção de torneios, criando um destino ideal para famílias”. O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse: “Os fortes resultados financeiros deste ano são atribuídos à forte recuperação da demanda de passageiros e à capacidade da equipe de atender a essa demanda, auxiliada pelo crescimento contínuo de nossa rede, liderança de mercado, e as eficiências operacionais fornecidas por nossa equipe que se destaca mundialmente. A lucratividade foi impulsionada por um aumento de 100% nas receitas de passageiros no ano passado. A taxa de ocupação superior a 80% e os níveis de rendimento atuais são os mais altos da nossa história. À medida que a recuperação global das viagens pós-pandemia do COVID-19 continua, conseguimos manter os altos níveis de confiança em nossos clientes. Como resultado, mantivemos nossa posição como a companhia aérea preferida de milhões de passageiros em todo o mundo e nossa equipe transportou 31,7 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 71% em relação ao ano passado.” Como parceiro oficial da FIFA e companhia aérea oficial da Copa do Mundo da FIFA Qatar em 2022, o Grupo manteve seu compromisso de unir as pessoas por meio do poder do esporte durante o período fiscal de 2022/23. Durante a época do campeonato, a Qatar Airways operou cerca de 14.000 voos levando mais de 1,4 milhão de torcedores de todos os seis continentes para o Qatar. Cinco bilhões de torcedores se envolveram com a Copa do Mundo durante todo o torneio, gerando um grande retorno de mídia sobre o investimento para a marca Qatar Airways e mais de 63% de retorno de mídia do que a Copa do Mundo da FIFA na Rússia em 2018. O engajamento nas mídias sociais durante o campeonato aumentou os seguidores em mais de 83%. A expansão da Fase B do Aeroporto Internacional de Hamad começou em janeiro de 2023 e, com isso, a capacidade do aeroporto irá aumentar para 70 milhões de passageiros anualmente. No Skytrax World Airport Awards de 2023, o HIA foi classificado como o segundo melhor aeroporto do mundo e o melhor shopping de aeroporto do mundo. Além disso, o HIA foi classificado como o Melhor Aeroporto do Oriente Médio pela 9º vez consecutiva. A Qatar Airways, companhia aérea parceira oficial do Paris Saint-Germain desde 2020, elevou sua parceria a novos patamares em junho de 2022, como a nova parceira oficial de uniformes do time, em um acordo de vários anos, começando na temporada 2022/23. Além disso, o Grupo Qatar Airways manteve parcerias com outros renomados clubes esportivos globais, incluindo Al Sadd Sports Club, Seleção Qatari de Futebol, Brooklyn Nets e Sydney Swans. O Grupo Qatar Airways tornou-se recentemente a Companhia Aérea Parceira Global da Fórmula 1. A parceria de cinco anos fará com que a Qatar Airways tenha presença de marca em 21 corridas e se torne a patrocinadora principal de duas corridas por ano, além do Grande Prêmio Qatar Airways de F1 do Qatar 2023. Além disso, Qatar Airways é agora a companhia aérea parceira oficial das principais competições do United Rugby Championship e European Professional Club Rugby, conectando os principais mercados de viagens na Europa Ocidental e na África do Sul. A companhia aérea também firmou uma parceria com o time de críquete Royal Challengers Bangalore, tornando-se o parceiro oficial da equipe da Premier League indiana. A Qatar Executive (QE), a divisão de jatos VIP particulares da Qatar Airways, também teve um crescimento significativo ano a ano. Isso foi representado por um tremendo aumento na receita de vendas comerciais e no total de horas de voo, crescimento da frota, melhorias feitas para atender os passageiros com excelência e um número recorde de chegadas e partidas no Terminal Premium QE do Aeroporto Internacional de Doha. O ano fiscal de 2022/23 também foi especial para o Discover Qatar (DQ). Por meio de um planejamento cuidadoso e uma preparação extensa, a equipe aprimorou seu foco no cliente para oferecer excelência. Nos últimos 12 meses, a DQ forneceu diferentes experiências turísticas antes e durante a Copa do Mundo da FIFA no Qatar, em 2022, atingindo uma ampla variedade de visitantes e clientes, incluindo delegados da FIFA, operadores turísticos, parceiros comerciais, patrocinadores e fãs de futebol. Sherlock Communications Comments are closed.
|
|