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Embraer oferece bolsas de R$ 5 mil para formar mestres em Engenharia Aeronáutica

 

Programa de especialização é realizado em parceria com o ITA e reúne estudantes de todo o Brasil

 

São José dos Campos (SP), 2 de julho de 2025 – Estão abertas as inscrições para a nova turma do Programa de Especialização em Engenharia (PEE) da Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), iniciativa de aceleração de carreira para engenheiras e engenheiros de quase 30 especialidades diferentes. Realizado em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o curso recruta pessoas de todas as regiões do Brasil e vai oferecer bolsa mensal inicial de R$ 5 mil a 45 novos mestrandos. 

 

“O desenvolvimento de pessoas é um investimento estratégico e uma das marcas da cultura da Embraer’, diz a vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa da Embraer, Andreza Alberto. “Ao final do mestrado, a chance de contratação desses novos talentos pela empresa é elevada: fica acima de 96%. Até hoje, mais de 1.600 egressos da iniciativa passaram a integrar nosso time, com o desafio de nos ajudar a projetar o futuro da aviação.”

 

Durante 18 meses, os candidatos aprovados participam de aulas de forma presencial em São José dos Campos (SP), na sede da Embraer e no ITA, e parcialmente remota. O conteúdo é aplicado por profissionais das duas instituições e consultores contratados. Os alunos completam a formação com o título de mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica, reconhecido pelo Ministério da Educação. 

 

Para esta edição, podem se inscrever profissionais que se graduaram em Engenharia nos anos de 2023, 2024 ou 2025 nas modalidades: Aeronáutica ou Aeroespacial, Ambiental, Automobilística Civil, Computação, Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Energia, Física, Manufatura, Manutenção, Materiais, Mecânica, Mecatrônica, Metalúrgica, Minas, Naval, Nuclear, Petróleo, Produção, Química, Robótica, Sistemas, Softwares e Telecomunicações, e Transporte. É necessário nível de inglês avançado.

 

As inscrições seguem abertas até 7 de setembro pelo link embraer.com/pee . As aulas começam em fevereiro de 2026, com o pagamento de bolsas mensais de R$ 5 mil, reajustadas em 20% no segundo ano de curso. Os alunos também ganham como benefícios convênio médico e odontológico, seguro de vida e vale-alimentação.

SkyWest faz Pedido Firme de 60 aeronaves Embraer

 

Paris Le Bourget, França, 18 de junho de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) recebeu um pedido firme da SkyWest (NASDAQ: SKYW) para 60 aeronaves, com direitos de compra para 50 jatos adicionais. As entregas das aeronaves começarão em 2027. O preço de lista do contrato de pedido firme para 60 aeronaves, que será incluído na carteira de pedidos da Embraer do segundo trimestre, é de US$ 3,6 bilhões.

 

Com uma frota de 263 aeronaves e uma carteira de pedidos de 16 jatos, a SkyWest Airlines é a maior proprietária e operadora de E-Jets do mundo. Este pedido avança essa posição ainda mais.

 

"Como a maior proprietária e operadora de E175 em todo o mundo, temos a satisfação de continuar a expandir nossa frota de E175 e de aprimorar nossa presença nos dois segmentos. Este pedido nos permite avançar em nossa estratégia de frota de longo prazo e continuar a entregar o principal produto regional da indústria," afirma Chip Childs, Presidente e CEO da SkyWest.

 

"Estamos entusiasmados em continuar nossa parceria de longa data com a SkyWest Airlines com este grande pedido. O E175 é a base fundamental da aviação regional na América do Norte, e este pedido reforça a confiança da SkyWest no desempenho, confiabilidade e conforto de passageiros de nossas aeronaves. Queremos apoiar o crescimento e o sucesso da SkyWest nos próximos anos," afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

 

A Embraer e a SkyWest têm trabalhado em colaboração próxima por quase 40 anos, com início em 1986, quando a companhia norte-americana adquiriu cinco aeronaves EMB-120 Brasília. No final de 1997, a SkyWest celebrou seu 25º aniversário, enquanto já operava mais de 40 aeronaves EMB-120. Em 2013, a parceria foi renovada com a compra de 100 E175s. Hoje, a SkyWest é a maior operadora do E175, com mais de 260 aeronaves da Embraer.

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Embraer apresenta Phenom 300E e Praetor 600

no Catarina Aviation Show

 

  • Phenom 300E é o jato leve mais veloz em produção, com velocidade de cruzeiro de Mach 0,8 e capaz de voar sem escalas entre São Paulo e Manaus
  • Praetor 600 é o jato executivo com maior alcance da categoria super-médio, capaz de voar sem escalas de Londres a Nova York ou de São Paulo a Miami

 

São José dos Campos (SP), 2 de junho de 2025 – A Embraer retorna ao Catarina Aviation Show, de 5 a 7 de junho, em São Roque (SP). A empresa levará ao evento o Phenom 300E, jato leve mais vendido do mundo por 13 anos consecutivos, e o Praetor 600, jato super-médio mais disruptivo e tecnologicamente avançado. Com um forte ritmo de vendas e entregas, a Embraer continua acelerando o crescimento de sua participação no mercado e explorando novas maneiras de oferecer a melhor experiência em aviação executiva.

 

O Phenom 300E é o jato leve mais veloz em produção, com velocidade de cruzeiro de Mach 0,8 e capaz de voar sem escalas entre São Paulo e Manaus. A aeronave apresenta o melhor desempenho de subida e o menor custo operacional da categoria. O Phenom 300E é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros), impulsionado por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1 com 3.478 libras de empuxo cada. O cockpit aprimorado permite operação com apenas um piloto e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado na aclamada suíte de aviônicos Garmin 3000. O jato oferece o Runway Overrun and Awareness Alerting System (ROAAS) da Embraer e também o autothrottle, que facilitam o trabalho dos pilotos. A aeronave oferece recursos normalmente encontrados apenas em classes superiores, como reabastecimento de ponto único, lavatório com serviço externo e a maior escada de entrada da categoria.

 

Além disso, o Phenom 300E oferece uma cabine espaçosa com o Embraer DNA Design, filosofia de design de interiores líder de mercado, e seu compartimento de bagagem está entre os maiores de sua categoria. As maiores janelas da classe oferecem iluminação natural abundante na cabine, bem como no banheiro privativo. O conforto dos assentos, reclináveis e com capacidade de movimento total, é reforçado pela melhor pressurização entre os jatos leves (altitude máxima da cabine de 6.600 pés). O Phenom 300E possui zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, guarda-roupa, refreshment center, opções de comunicação de voz e dados e sistema de entretenimento.

 

O Praetor 600 é o jato executivo com maior alcance da categoria super-médio, capaz de voar sem escalas de Londres a Nova York ou de São Paulo a Miami. É a aeronave mais avançada tecnologicamente em sua categoria, sendo a única a oferecer comandos de voo completamente digitais (full fly-by-wire) e redução ativa de turbulência, assim como o upper tech panel, exclusivo no segmento, e conexao de internet via banda Ka, com conectividade semelhante à usada em casa. O Embraer DNA Design explora com excelência todas as dimensões do interior, incluindo cabine com piso plano e 1,83 metro de altura, assentos totalmente reclináveis, que se convertem em camas de mais de 2 metros de comprimento, e lavatório a vácuo. A altitude de cabine de 5.800 pés, complementada por um interior silencioso, estabelece o mais alto padrão na experiência do cliente no segmento. O maior compartimento de bagagem da classe é complementado por um guarda-roupas generoso localizado no toalete.  

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Embraer lança programa de estágio com bolsas de até R$ 2.400 para estudantes de todo o Brasil.

 

São 200 vagas disponíveis para alunos do ensino técnico e universitários de Tecnologia, Administração e Engenharia.

 

 

São José dos Campos (SP), 12 de maio de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, está com inscrições abertas para uma nova edição de seu programa de estágio. São 200 vagas disponíveis para estudantes do ensino superior cursando Tecnologia, Administração ou Engenharia e alunos do ensino técnico. Os aprovados vão receber mensalmente bolsas de até R$ 2.400, além de benefícios.

 

“A Embraer está em uma nova fase de crescimento sustentável para os próximos anos, apoiada nos pilares de inovação e eficiência. Para construir esse futuro da aviação sustentável, buscamos talentos alinhados a essa visão e interessados em fazer parte de um ambiente de intenso aprendizado, colaboração e troca cultural com pessoas de outros países”, diz a vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa da Embraer, Andreza Alberto.

 

Metade das 200 vagas será direcionada a grupos sub-representados: mulheres, pessoas negras/pardas e pessoas com deficiência (PCDs), como forma de estimular a diversidade e a inclusão. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem se inscrever pelo link embraer.com/estagio2025 até 25 de maio, para depois passarem por testes e dinâmicas online. Há oportunidades para estudantes de todo o Brasil.

 

Em agosto e setembro, os aprovados começam a trabalhar, com remuneração, benefícios e direito a recesso remunerado no fim do ano, além das férias. Durante a jornada na empresa, esses novos colegas vão desenvolver habilidades técnicas por meio de projetos de estágio relacionados a desafios reais do negócio – que complementam o aprendizado obtido em atividades diárias – e também habilidades comportamentais.

 

A Embraer é reconhecida pela Great Place to Work (GPTW), devido à alta qualidade do seu ambiente de trabalho. A certificação é resultado de uma pesquisa global que avalia a satisfação dos colaboradores – de forma voluntária e anônima – quanto a diferentes aspectos corporativos.

 

 

São Paulo, 22 de abril de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, registrou uma carteira de pedidos de US$ 26,4 bilhões no primeiro trimestre de 2025 – valor que supera o recorde histórico estabelecido no trimestre anterior.

 

A empresa entregou 30 aeronaves no primeiro trimestre de 2025. O resultado ficou 20% acima do registrado no mesmo trimestre do ano passado (1T24), quando 25 aviões foram entregues. As entregas do 1T25 correspondem a 13% do ponto médio (231 aeronaves) da estimativa da companhia para 2025 (entre 222 e 240 jatos), considerando Aviação Comercial mais Aviação Executiva. Portanto, acima da média dos últimos cinco anos, de 11% para o período.

 

Na Aviação Comercial, a carteira de pedidos totalizou US$ 10,0 bilhões no 1T25 – 2% abaixo do resultado do último trimestre. O pedido da ANA Holdings Inc. de 15 aeronaves E190-E2 com opções para 5 jatos adicionais será incluído provavelmente na carteira de pedidos do segundo semestre de 2025, quando o contrato final for assinado.

 

A unidade de negócios entregou 7 novas aeronaves no primeiro trimestre de 2025 –atingindo 9% do ponto médio (81 aeronaves) da projeção da empresa para o ano (entre 77 e 85 neste segmento). O desempenho da divisão ficou ligeiramente abaixo da média de 12% de primeiros trimestres nos últimos 5 anos, refletindo os desafios contínuos da cadeia de suprimentos. Destacamos que no trimestre não foi possível entregar 2 aeronaves adicionais devido a problemas comerciais. Os modelos entregues no período foram: o E175, para American Airlines (2), Republic Airlines (1) e Horizon Air (1), e o E195-E2, para Porter (1), Aercap (1) e Azorra (1). Esperamos que nossos esforços de nivelamento de produção gerem resultados mais tangíveis no 2T25, no 2º semestre do ano e no início de 2026.

 

Na Aviação Executiva, a carteira de pedidos atingiu novo recorde no 1T25, de US$ 7,6 bilhões, 3% acima do recorde anterior, estabelecido no 4T24. A unidade de negócios entregou 23 jatos no primeiro trimestre deste ano: 14 aeronaves na categoria leve e 9 na categoria média. O número de entregas foi 28% superior aos 18 jatos do primeiro trimestre de 2024 e representa 15% do ponto médio (150 aeronaves) da projeção anual (entre 145 e 155 para este segmento). O percentual está acima da média dos últimos 5 anos, de 11% para o primeiro trimestre.

 

Em fevereiro, as aeronaves da série Phenom 300 foram novamente reconhecidas como os jatos leves mais vendidos e entregues do mundo pelo 13º ano consecutivo, de acordo com a General Aviation Manufacturers Association (GAMA). Os dados da instituição também confirmaram o modelo como o bimotor a jato mais entregue pelo 5º ano seguido.

 

Em Defesa & Segurança, a carteira de pedidos ficou em US$ 4,2 bilhões no 1T25. A Força Aérea Uruguaia (FAU) e o Ministério da Defesa Nacional (MDN) do Uruguai converteram opções de compra de 5 aeronaves A-29 Super Tucano em pedidos firmes durante o período. A conversão faz parte de um compromisso assinado em agosto de 2024, quando a FAU anunciou pedido firme para 1 aeronave, além das opções que agora foram convertidas. O acordo também inclui equipamentos de missão, serviços de logística integrada e um simulador de voo.

 

As seleções do KC-390 Millennium pela Suécia (4) e Eslováquia (3), e do A-29 Super Tucano por Portugal (12) e Panamá (4) não constam na carteira de pedidos, uma vez que os contratos ainda não estão efetivos.

 

Em Serviços & Suporte, a carteira de pedidos permaneceu estável, com US$ 4,6 bilhões no 1T25. A Airlink, companhia aérea premium da África do Sul, foi o destaque do período devido a um acordo para suporte no gerenciamento de peças de reposição, com cobertura para todas as 68 aeronaves da Embraer que integram a frota da empresa. O acordo tornará a Airlink a primeira cliente africana do ECIP - Embraer Collaborative Inventory Planning (Programa de Planejamento Colaborativo de Estoques da Embraer), otimizando níveis de estoque e reduzindo custos operacionais da companhia.

 

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Varsóvia, Polônia, 15 de abril de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, anunciou hoje que a LOTAMS se tornará o primeiro Centro de Serviço Autorizado da Embraer (EASC, na sigla em inglês) da Europa para a família de aeronaves E2, após a conclusão do processo de autorização e auditoria conduzido pela Autoridade de Aviação Civil da Polônia. A LOTAMS, uma das principais fornecedoras de serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO, na sigla em inglês) da Europa, possui bases em toda a Polônia, e atende a algumas das maiores companhias aéreas do mundo. A LOTAMS será o primeiro EASC na Europa para os jatos E2, fornecendo verificações de rotina; manutenção programada e não programada; e reparos de componentes.

 

Após 10 anos de colaboração, a Embraer e a LOTAMS formalizaram sua relação de MRO em 2012, com a LOTAMS se tornando um Centro de Serviço Autorizado da Embraer para aeronaves ERJ-145 e E-Jets de primeira geração. Desde então, a LOTAMS atendeu E-Jets da Embraer de companhias aéreas de toda a Europa, com uma média de 250.000 horas/ano em verificações de manutenção pesada e de linha – acumulando cerca de três milhões de horas até o momento. Com o volume significativo de atendimento, a LOTAMS é um dos principais MROs da Europa para os jatos da Embraer, com cinco posições dedicadas à manutenção de E-Jets e planos de adicionar outras, com o objetivo de atender à crescente frota de E2 na região.

 

“Estamos gratos pela oportunidade de participar deste projeto e pela certificação de nossas instalações como um Centro de Serviço Autorizado da Embraer para os jatos E2. Esse projeto é uma continuidade da longa cooperação estabelecida desde o início da LOTAMS. Com o processo de certificação concluído, estamos prontos para fornecer serviços de manutenção para a frota de jatos E2 em toda a Europa", afirma Ewa Kołowiecka, CEO da LOTAMS.

 

“Nossa colaboração com a LOTAMS se estende por décadas, resultando em milhões de horas de trabalho de alta qualidade. A aprovação da LOTAMS como o primeiro Centro de Serviço Autorizado da Embraer qualificado para atender aos jatos E2 da Europa é fruto do relacionamento forte e duradouro que temos. Damos as boas-vindas à LOTAMS e aguardamos com expectativa o início da manutenção da frota E2 na capital da Polônia", disse Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.