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A IA Está aqui. Como podemos usá-la para o benefício da aviação.

 

 


 

 

Jean Kyanakis, 
Vice-Presidente Sênior, Rede Mundial de Atendimento ao Cliente e Centro de Serviços Dassault Aviation.

 

 

Recentemente, fiquei sabendo que um dos primeiros usos dos recursos de previsão da IA pode ser para evitar a formação de rastros nocivos.Essa informação surgiu de uma conversa fascinante com o Dr. Patrick Fabiani, chefe do roteiro de inteligência artificial da Dassault. Patrick obteve um PhD em Inteligência Artificial pela ISAE-Supaero, uma das “grandes écoles” da França, dedicada à engenharia aeroespacial. Mais tarde, na ONERA, o principal centro nacional de pesquisa aeroespacial da França, ele estudou drones e tecnologia autônoma.Patrick tem orientado a introdução da IA na Dassault desde 2020 - antes mesmo que muitos de nós ouvíssemos falar de IA. Ele diz que a mudança para a tecnologia aplicada tem sido gratificante.

O rápido avanço da IA
Uma breve visão geral da IA, que é relativamente nova para todos nós, pode valer a pena antes de discutirmos as especificidades da cabine de comando e da manutenção. As coisas estão avançando rapidamente. Patrick disse que, em 2005, levaria cerca de 8 a 9 meses para treinar uma pequena rede neural (um programa de computador que aprende pelo exemplo). Hoje, um “modelo de linguagem grande” pode ser treinado em poucos dias.

Discutimos brevemente as aplicações militares, como a ligação do novo veículo aéreo de combate sem tripulação da Dassault, anunciado no Paris Air Show, que pode atuar como um “parceiro leal” para a próxima geração do F5 Rafale.Na aviação civil, o roteiro de Patrick é avançar de forma incremental, demonstrando os benefícios e dissipando as preocupações com os cenários de “superinteligência”. À medida que aprendemos mais sobre os recursos de IA, queremos identificar e aproveitar os benefícios que simplesmente nos ajudam a fazer melhor nosso trabalho.

IA e o meio ambiente
Então, primeiro os rastros. Você sabia (eu não sabia) que de dois a oito por cento dos rastros contribuem para quase 100% do aquecimento global induzido por rastros? A maioria tem um efeito de resfriamento ao refletir a radiação solar durante o dia. Mas os rastros noturnos persistentes podem reter o calor.

A IA pode ajudar a criar modelos para prever as áreas a serem evitadas, às vezes fazendo ajustes modestos nas mudanças de altitude ou de rota, ou ajustando o horário de partida, se for viável para as operadoras. Os jatos executivos, que operam em horários e rotas mais flexíveis, podem contribuir mais do que os aviões para evitar o aquecimento global induzido por rastros.

IA e manutenção
Como seria de se esperar, provavelmente veremos mais aplicativos de IA na cabine de comando para ajudar os pilotos, não para substituí-los. Em termos de suporte ao produto, esperamos benefícios significativos da IA. A razão para isso é a quantidade crescente de dados de manutenção que precisam ser gerenciados. Uma aeronave como o 6X já gera mais dados do que um mecânico pode estudar com eficiência.

É mais provável que a IA detecte parâmetros de desvio e identifique o momento certo para alertar uma equipe de manutenção sobre uma possível falha. Em parte, a promessa da IA é a capacidade de antecipar um requisito de manutenção antes de uma falha real e abordá-lo diretamente. A manutenção pode ser realizada exatamente quando necessário, de preferência durante o tempo de inatividade normal, ajudando a evitar uma possível AOG. Portanto, um dos benefícios será a maior disponibilidade operacional.

Essas ferramentas já estão sendo usadas na manutenção de aeronaves militares da Dassault. À medida que essas ferramentas forem aprimoradas, elas migrarão para o lado civil, como acontece com grande parte do DNA militar.

Já estamos executando testes de IA em conjuntos de dados anteriores e usando ferramentas de IA com equipes de teste de voo antes de apresentá-las aos operadores de frota. Temos uma discussão futura com a OAB (Operator Advisory Board) para garantir que eles sejam adequadamente informados e para reunir mais opiniões dos clientes à medida que consideramos como implementar a tecnologia de IA. O objetivo principal, como enfatiza Patrick, é ajudar os humanos a tomar decisões melhores. Ao considerarmos como implementar essas novas ferramentas, nosso objetivo será direto: encontrar maneiras de melhorar o suporte e as operações do cliente e proporcionar uma experiência ainda melhor para todos.