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Universitários do interior paulista testam aviões para Competição Nacional SAE BRASIL AeroDesign

5/10/2019

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Vinte equipes de instituições de ensino superior do interior paulista participam da Competição AeroDesign 2019, entre 24 e 27 de outubro, em São José Campos/ SP
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Arguições orais são seguidas com atenção por equipes concorrentes
Executivo da Embraer, empresa patrocinadora da Competição, discorre sobre desafios do projeto de aeronaves
A tradicional foto em grupo das equipes
Jantar de Encerramento e Premiação: evento aguardado por todos
São José dos Campos, outubro de 2019 – Equacionar competitividade e confiabilidade é o desafio de universitários do Interior paulista, que fazem os últimos ajustes em 20 aviões, projetados e construídos dentro de suas instituições de ensino. Os estudantes de engenharia irão participar da 21ª  Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada de 24 a 27 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP.
As 20 equipes do interior paulista integram as 95 equipes inscritas nesta edição, sendo 93 brasileiras e duas estrangeiras. No total, mais de 1,3 mil participantes – entre estudantes, professores orientadores e pilotos – representarão 71 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (México e Venezuela).
Campinas – Veteranos na competição, a equipe Urubus Micro, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, apostou em um avião convencional com empenagens all-moving, movido ao motor elétrico. “O diferencial da nossa aeronave é sua versatilidade, sendo facilmente desmontável, além de seu mecanismo de alijamento de carga”, destaca o capitão da equipe, Victor Tassini. A Urubus já realizou três voos de teste, e aposta nos valores de companheirismo e ajuda mútua, além de foco e determinação no objetivo de vencer a competição, apesar de todas as barreiras econômicas. “Em 2019, a equipe procurou implementar novas tecnologias para a área de construção e manufatura, visando aumentar facilidade e precisão construtiva, além de possibilitar a redução de peso da aeronave”, re’ssalta o capitão.
 Do Interior paulista ainda participarão as equipes Aerofeg, da Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (Unesp), de Guaratinguetá; Aerounisal, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo; Falcons Aerodesign, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba; Montenegro, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica; UFSCAR Dragão Branco, da Ufscar; AeroTau, da Universidade de Taubaté; Megazord Aerodesign, da Fatec de São José dos Campos; Iúna Aerodesign, da Fundação Hermínio Ometto; ETEP Flying, da ETEP Faculdades; Zebra, da Universidade Estadual Paulista, de Ilha Solteira; Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos; EESC-USP Charlie, da Escola de Engenharia de São Carlos; Canarinho Advanced, da Unesp, de Bauru; Adelphi SJBV, da Unesp de São João da Boa Vista; Bismarck, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos; EESC-USP Bravo, da Escola de Engenharia de São Carlos – USP; e Dumont Univap, de São José dos Campos.
Ao todo se inscreveram para a competição 27 equipes de São Paulo, 18 de Minas Gerais, 9 de Rio Grande do Sul, 8 do Paraná, e 5 de Santa Catarina. Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, e Espírito Santo contam com 3 equipes cada. Bahia, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Mato Grosso têm 2 equipes cada. Amazonas e Ceará levam uma equipe cada. Do exterior, uma equipe é da Venezuela e uma do México.
Aeronaves – Com mudanças no Regulamento da Competição, as 95 equipes enfrentarão novos desafios, conforme as categorias Micro, Regular e Advanced. Na Classe Micro concorrem 25 equipes. Nesta categoria, as aeronaves poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões – exceto chumbo. Para 2019, as equipes têm o desafio de executar duas missões distintas: missão LAPES (Low-Altitude Parachute-Extraction System), em que as equipes deverão lançar a carga durante os voos com o uso de paraquedas para aumentar a pontuação da equipe, e/ou missão baixa densidade, em que a aeronave deverá transportar uma única carga paga na forma de um paralelepípedo com proporções fixas, tentando maximizar o peso máximo e o espaço.
Nesta categoria não há restrição de geometria ou número de motores – todos elétricos –, porém as equipes deverão ser capazes de desmontar o avião depois dos voos e transportar a aeronave desmontada em caixa de volume de 0,030 m³.
Na Classe Regular, que tem 60 equipes inscritas, os aviões deverão ter dimensões compatíveis com as restrições de tamanho, onde a soma da envergadura (comprimento da maior asa) e comprimento da aeronave (da ponta do motor até o final da aeronave) deve ser no máximo 3,70 metros. A categoria segue restrita a avião monomotor. As aeronaves poderão transportar como carga útil, materiais de qualquer tipo e dimensões, exceto chumbo.
Na Classe Advanced, com 10 equipes, os aviões seguem com o desafio de avançar na eletrônica embarcada. Além do tempo de voo, os sistemas a bordo deverão computar informações de voo e eficiência aerodinâmica. Além disso, o sistema embarcado deve detectar e fotografar alvos posicionados em solo e transmiti-los ao vivo via sistema para uma estação no solo. Permanece opcional a escolha do tipo de propulsão (combustão ou elétrica). A única restrição relativa à motorização é a tração estática máxima (a potência entregue pelos motores segundos antes do início da corrida de decolagem é restrita). A exemplo da Classe Regular, as aeronaves poderão transportar como carga útil materiais de quaisquer tipo e dimensões, exceto chumbo.
Provas – As avaliações são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme regulamento. Na Competição de Projeto, as equipes realizam apresentações orais dos projetos para a Comissão Técnica da Competição, formada por engenheiros da indústria aeronáutica. Na Competição de Voo, os aviões passam por baterias de voos e devem ser capazes de decolar e transportar cargas sempre crescentes, até as condições limite do projeto. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma da Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem as melhores pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2020, nos EUA, onde equipes brasileiras já acumulam histórico expressivo de participações: oito primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um na Classe Micro. A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é programa de fins educacionais que tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade. A Competição é realizada anualmente desde 1999.
Reconhecida pelo Ministério da Educação, a competição é patrocinada pelas empresas: Airbus, Embraer, GE, Liebherr Aerospace, Parker Hannifin, Rolls-Royce e United Technologies. Também conta com o apoio das instituições: ADC Embraer, APVE, DCTA, ITA, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Prefeitura de São José dos Campos e São José dos Campos Convention & Visitors Bureau. Mantém parcerias com:  Emercor Pronto Vida, Hotel Nacional Inn, Novotel e Portal de Engenharia Aeronáutica.
21ª Competição SAE BRASIL AeroDesign 
Dia 24 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos e apresentações orais das equipes no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) – Prédio de Eletrônica e Computação.
Dias 25, 26 e 27 – das 7h30 às 18h – Competição de voo no Aeroporto do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) – aberta ao público. Entrada pela avenida Faria Lima, ao lado do MAB, em São José dos Campos/ SP.
Areta Braga
DIRETORA COMUNIKAÇÃO CONSULTORIA​
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Fotos usadas com Creative Commons de Lutz Blohm, Airwolfhound, rahego, chaya760 aka Kristian Sagia, Senado Federal, Luis Ascenso, Joao Carlos Medau
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