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Novo Boeing 787-10

23/12/2016

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crédito: Boeing
 Para uma aeronave que não fazia parte do plano original  da família dos grandes jatos da Boeing para  o século 21, o 787-10 mostra-se com grande potencial para pegar uma fatia do mercado dos Airbus A330-300 e os 777-200 com capacidade para mais de 300 assentos e com a vantagem de proporcionar altos lucros na linha de de aeronaves com dois motores da Boeing. Pois, aproveitando-se do projeto do 787-8 o qual apresentou altos custos e problemas na linha de produção e depois do sucesso do 787-9 a Boeing ganhou experiência seguindo uma nova disciplina e estrutura para desenvolver esta nova versão que começou a ser montada em agora em Dezembro na fábrica de Charleston-Carolina do Sul.
Apesar de ser 18 pés maior e com capacidade para 330 passageiros o 787-10 tem o mesmo peso de decolagem que o 787-9.
A Boeing na verdade tinha como plano, 3 modelos do 787 que foi lançado em 2004, que seriam: 787-8, em seguida uma aeronave menor o 787-3 e depois o 787-9.
O prazo para certificar o 787-3 era no final de 2008, para atender o mercado japonês, porém este prazo não foi cumprido e o projeto foi cancelado em 2010,  causado pelos problemas na produção dos 787-8 .
O 787-10 foi lançado em 2013 no Paris Air Show,  sendo que a  Singapore Airlines já tinha grande interesse neste modelo de aeronave, sendo que até o final de 2016 a Boeing tem 154 pedidos e intenções de compra por nove empresas aereas e empresas de leasing.
Todo o projeto ficou pronto antes do tempo previsto que era Dezembro de 2015, e permanece dentro do cronograma em 2016.
​As principais mudanças em relação ao 787-9, foi uma pequena mudança do trem de pouso o que permite a aeronave rodar mais cedo e com um ângulo maior. Também foram adicionados proteção na cauda (tail strike protection) tudo isso devido ao seu maior comprimento. A capacidade do fluxo do ar condicionado foi aumentado em 15%.
O primeiro voo de teste é esperado para o início 2017.
Serão três aeronaves para testes, a primeira e a terceira usarão os novos motores Rolls-Royce Trent 1000 TEN e a segunda será equipada com os motores General Eletric GEnx-1B.
Nos meados de 2018 o 787-10 entrará em seviço na Singapore Airlines.

Fonte: Aviation Week

 

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Fotos usadas com Creative Commons de Lutz Blohm, Airwolfhound, rahego, chaya760 aka Kristian Sagia, Senado Federal, Luis Ascenso, Joao Carlos Medau
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