AERONAVE
  • Home
  • Eventos
  • Negócios e Oportunidades
  • ACRO
  • Galeria
  • Contato

MULHERES NA AVIAÇÃO É TEMA DE DEBATE NO RIO DE JANEIRO

21/3/2017

 
Pela primeira vez no Brasil, o Women in Aviation é parte do IBAS – International Brazil Air Show
​Durante décadas, o setor da aviação foi um segmento exclusivamente ocupado por homens, oferecendo pouca, ou nenhuma, oportunidade para as mulheres, que eram vistas apenas em funções administrativas e de atendimento. 
 
Com o passar do tempo, a participação feminina cresceu, não apenas no setor de aviação como em diversas outras áreas econômicas. Apesar das mulheres terem alcançado muito espaço na aviação, no Brasil elas ocupam apenas 1,88% dos assentos de comandantes e de copiloto e representam apenas 0,8% de todas as licenças válidas atualmente em comparação com os homens, segundo dados da ANAC.
 
Para debater este tema e evidenciar a importância de mudanças no cenário, o IBAS – International Brazil Air Show, traz ao Brasil um workshop inteiramente dedicado ao assunto. O Women In Aviation acontecerá dia 29 de e trará painéis dedicados a discussões para estimular a participação de mulheres no setor, as oportunidades e possibilidades de contribuir.
 
O principal apoiador é a Women in Aviation International (WAI), uma organização sem fins lucrativos que visa auxiliar e preparar mulheres para entrar na indústria da aviação, além de promover conhecimento público sobre as realizações e contribuições das mulheres na aviação.
 
“A WAI tem o orgulho de oferecer apoio institucional a esse primeiro evento internacional para reunir os setores aeroespacial e aeroportuário do Brasil. Esperamos que nossos programas de networking e tutoria inspirem mais mulheres a perseguir seus sonhos de ter uma carreira na aviação” afirma a Dr. Peggy Chabrian, Presidente da WAI.
A organização oferece parcerias, bolsas de estudo, notícias especializadas e convenções anuais para seus membros, além de possuir diversos capítulos espalhados pelo mundo para dar apoio às suas participantes.
 
“Nós felicitamos a criação do capítulo WAI Brasil, nosso primeiro capítulo na América do Sul. Com sede no Rio, o capítulo oferecerá inúmeras oportunidades para que as mulheres locais da aviação de todas as idades se conectem e se relacionem entre si e façam parte do nosso maior grupo internacional de 14.500 pessoas ” continua a Dra. Peggy Chabrian. 
 
“Fazer parte das atividades da Women in Aviation neste primeiro evento do IBAS é uma ótima oportunidade para compartilhar informações sobre os benefícios de ser um membro da WAI. Nosso objetivo é ajudar a educar as mulheres no Brasil e na América Latina sobre o vasto número de oportunidades de carreira na aviação e oferecer nossos recursos que a WAI vem fornecendo aos nossos membros desde que formalmente estabelecida em 1994 como uma organização sem fins lucrativos. ” completa Dra. Peggy.
 
IMPORTÂNCIA DO DEBATE
Mundialmente, o ativismo feminino tem ganhado contornos significativos. São diversas frentes em destaque que lutam por direitos e igualdade em variados setores, desde educação até o mercado de trabalho.
 
Como a primeira Secretária-Geral da International Civil Aviation Organization (ICAO), a Dra. Fang Liu reforça este importante momento. “ A igualdade de gênero é um objetivo que é importante para mim pessoalmente, e ressalto que isso é algo que as Nações Unidas estão buscando em todo o seu sistema e em todo o mundo. Isto foi formalizado no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, como parte dos nossos esforços da Agenda 2030 da ONU”.
 
A copiloto Patricia Ramanauskas da Azul Linhas Aéreas que começou sua carreira aos 16 anos, sabe o quão difícil ainda é galgar posições tidas como tipicamente masculinas. “Antigamente o preconceito era bem maior, mas ele ainda continua latente. Já vivi episódios que minha competência foi colocada em cheque por ser mulher e por ser relativamente nova”, conta. “Mas vejo com bons olhos o futuro das mulheres na aviação, aos poucos temos conquistado espaço e respeito”, completa. 
 
Histórias como a de Patricia Ramanauskas evidenciam a urgência de ações de conscientização. Para dra. Fang Liu, “Estratégias e ações concretas precisam ser tomadas por governos, organizações internacionais, bem como reguladores e operadores de companhias aéreas e aeroportuárias. Como primeira Secretária-Geral da ICAO, serei guiada por esta Resolução e assegurarei que a nossa Organização tome medidas concretas para melhorar a igualdade de gênero internamente e a nível mundial”.
O workshop Women in Aviaton acontece no dia 29 de março das 14h às 16h30 como parte da programação do International Brazil Air Show – IBAS.


    ​CALCULE O SEGURO DE SUA AERONAVE
    COSTA CORRETORA
    ​

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
Fotos usadas com Creative Commons de Lutz Blohm, Airwolfhound, rahego, chaya760 aka Kristian Sagia, Senado Federal, Luis Ascenso, Joao Carlos Medau
  • Home
  • Eventos
  • Negócios e Oportunidades
  • ACRO
  • Galeria
  • Contato