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MAIS TECNOLOGIA, MENOS TRIPULAÇÃO?

17/11/2016

 
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Bombardier Séries C - crédito Rockwell Collins.
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777X's com mostradores de voo primários con "Touch Screen"- crédito Rockwell Collins.
Cada vez mais a tecnologia "touch screen" está  sendo usada nas cabines para facilitar o trabalho dos pilotos.
O uso de telas "touch screen" estão cada vez mais confiáveis e já passaram em testes de resistência à vibrações, variação de temperaturas bruscas, choques, líquidos e mesmo fungos.
A Boeing usará em seus 777X`s novos mostradores com "touch screen".
Os fabricantes garantem que a qualquer momento, os pilotos podem mudar a operação para o modo manual e tradicional rapidamente, caso ocorra algum problema nos sistemas eletrônicos.
Mas será que algum dia será possível, aeronaves serem operadas por um único piloto? Na verdade isto já é possível, porém existem regulamentos e regras, federais e sindicais que não permitem isso. Sem contar o fator cultural e psicológico do mercado de aviação.
Para o treinamento de novos pilotos do A350, a Airbus faz um treinamento sem o uso de nenhuma automação, para depois gradualmente inserir aulas com automação. A ideia é fazer com que o novo piloto tenha confiança, caso ocorra problemas no sistema automático e ele possa conduzir a aeronave manualmente de modo seguro.
O piloto chefe da Airbus disse que não existem planos, nem a longo prazo, para que diminua o número de tripulantes na cabine de comando.
Porém durante a conferência da French Air and Space Academy que ocorreu em Junho foi afirmado que por volta de 2030 os tripulantes terão muito mais ajuda do pessoal e tecnologia de terra, que diminuirão em muito o trabalho dentro da cabine.
Paralelamente a tecnologia do touch screen também tem se desenvolvido a conectividade para aparelhos periféricos como o Ipad. Claro que esta conectividade é diferente do wi-fi usado na cabine de passageiros,
pois toda conectividade para equipamentos dos pilotos tem segurança de dados criptografada. Dados meteorológicos poderão ser atualizados no Ipad por exemplo.
A Azul Linhas Aéreas terão os mais modernos sistemas de conectividade no seus novos A320neo a partir de 2017.
Outros sistemas que estão sendo estudados e desenvolvidos, são sistemas de reconhecimento de voz, sistema que consegue perceber se o piloto sofreu desmaio por hipoxia ou outro motivo, e levará a aeronave à níveis seguros.
Fontes: Rockwell Collins, Aviation Week Magazine.


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Fotos usadas com Creative Commons de Lutz Blohm, Airwolfhound, rahego, chaya760 aka Kristian Sagia, Senado Federal, Luis Ascenso, Joao Carlos Medau
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