Muitas inovações nas aeronaves modernas vieram das invenções usadas na aviação experimental.
Por este motivo a aviação experimental é tão importante para o desenvolvimento e construção de aeronaves mais seguras e eficientes. Porém a aviação experimental tornou-se um grande mercado, principalmente no Brasil a partir da década de 90, quando empresas encontraram brechas para fabricar e comercializar aeronaves "experimentais", com preço mais acessível do que as aeronaves certificadas de grandes e tradicionais fabricantes. A legislação no Brasil de responsabilidade do DAC (Departamento de Aviação Civil) antigamente e agora ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) não conseguiu acompanhar com a mesma velocidade este crescimento da aviação experimental, o que causou uma certa confusão no mercado, quando apareceram vários pequenos fabricantes e construtores amadores. Também apareceram inúmeras associações, para aeronaves, pilotos, fabricantes e esportistas que em muitos casos não conseguem representar a aviação experimental na sua essência perante o governo e o mercado mundial. A regulamentação é necessária, porém tem que ser feita de modo simples e prático para não atrapalhar esta essência dos experimentais que é promover a inovação e desenvolvimento da aviação . Clique para saber mais,sobre como a ANAC explica a aviação experimental. |