Logo Aeronave Original Branco.jpg

A Daher Aircraft estabelece sua operação Brasileira para aeronaves TBM e Kodiak, e nomeia a equipe de liderança.

13 de outubro de 2025, Las Vegas Nevada/NBAA-BACE, São Paulo, Brasil .

 

Kodiak 900 & TBM 960_close-up.jpg

 

A Daher Aircraft anunciou hoje o estabelecimento de sua operação brasileira sediada em São Paulo, marcando um passo fundamental na estratégia de longo prazo da empresa para apoiar e expandir a presença de suas famílias de aeronaves turboélice TBM e Kodiak no Brasil e em toda a América Latina.
 
Esta entidade fornecerá suporte operacional e desenvolvimento de negócios para as aeronaves TBM e Kodiak da Daher Aircraft – ambas oferecem soluções modernas e altamente eficientes para necessidades de negócios, transporte regional e viagens pessoais no dinâmico mercado brasileiro.
 
"O estabelecimento da Daher Aircraft no Brasil fortalece nossa capacidade de apoiar diretamente os clientes e aumentar nossa presença na região", disse Nicolas Chabbert, CEO da Divisão de Aeronaves da Daher, durante o briefing da empresa na NBAA Business Aviation Convention & Exhibition (NBAA-BACE) em Las Vegas, Nevada. "Com a nomeação de uma equipe de liderança altamente experiente, estamos bem posicionados para atender nossos operadores de aeronaves TBM e Kodiak e construir novas parcerias em todo o Brasil."
 
Chabbert anunciou a nomeação de Paulo César Olenscki como Diretor Executivo da operação brasileira da Daher Aircraft, juntamente com Rodrigo Cendon como Diretor de Relações com o Cliente. Juntos, eles trazem décadas de experiência no setor de aviação brasileira, com expertise em gestão, certificação, operações técnicas, vendas, desenvolvimento de negócios e engajamento com o cliente.

 

 Paulo Olenscki desenvolveu sua expertise ao atuar em cargos executivos de gestão empresarial e com responsabilidades operacionais em engenharia de aeronaves, certificação, ensaios em voo e modificações de aeronaves, além de trabalhar com Autoridades Aeronáuticas brasileiras e internacionais na definição e estabelecimento de padrões de certificação. Sua carreira incluiu o cargo de Diretor Executivo na Algar Aviation, onde Olenscki implementou uma nova estratégia de negócios utilizando ferramentas de gestão que resultaram em uma melhora significativa nas operações e vendas de aeronaves TBM no Brasil.


Na Embraer, seu papel envolveu a coordenação de múltiplos programas de certificação, como o projeto da aeronave E-Jet – desempenhando um papel significativo na expansão do alcance de mercado da Embraer. Ampliando sua atuação na esfera regulatória global, Olenscki representou a Embraer no FAA ExCom (Comitê Executivo da Federal Aviation Administration) e em comitês consultivos de alto nível, como o FAA Aviation Regulatory Advisory Committee (ARAC) e o European Safety Standards Consultative Committee (SSCC), ajudando a moldar futuras regulamentações da aviação. Ele atuou como consultor na criação da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil, a ANAC, que foi um passo fundamental para o desenvolvimento da Embraer e de toda a indústria da aviação brasileira.
 
Na área de ensaios em voo, ele conduziu uma vasta gama de testes críticos em várias aeronaves, registrando mais de 1.000 horas de voo de ensaios – incluindo a atuação como Engenheiro de Ensaios em Voo e Coordenador de Programas de Certificação na Autoridade de aviação civil brasileira ANAC em projetos de desenvolvimento cruciais tanto para o governo brasileiro quanto para a Embraer. Olenscki participou de campanhas e projetos de certificação altamente complexos, como a campanha completa de voos de certificação do jato regional Embraer 145 e as investigações em voo de condições severas de formação de gelo no avião turboélice de transporte regional Embraer 120, juntamente com a definição do inovador sistema de controle fly-by-wire dos jatos regionais da série Embraer ERJ 170.

 

 Rodrigo Cendon traz mais de 20 anos de experiência na aviação executiva do Brasil, com uma sólida formação em suporte ao cliente, orçamentação e faturamento. Ao longo de sua carreira, ele desenvolveu profunda expertise nos setores de aviação executiva e agronegócio, combinando forte conhecimento técnico em gestão de aeronaves com uma comprovada capacidade de construir relacionamentos duradouros com clientes e impulsionar o desenvolvimento de negócios em organizações aeroespaciais líderes.Na Algar Aviation, Cendon atuou como Gerente de Vendas para o Brasil, onde foi responsável pelas operações de vendas e pós-venda das aeronaves TBM. Neste ex-concessionário da linha de produtos TBM no Brasil, ele desempenhou um papel fundamental na promoção da marca e na gestão de uma extensa carteira de clientes. Seu trabalho com grandes clientes no segmento do agronegócio brasileiro ajudou a fortalecer a presença da Daher em um dos mercados de aviação mais estratégicos do país.
 
Cendon posteriormente ingressou na TAM Aviação Executiva, onde atuou como Gerente de Suporte ao Cliente, gerenciando uma carteira de mais de 100 clientes corporativos. Anteriormente, ele construiu uma sólida base na Embraer, passando mais de uma década gerenciando operações de pós-venda para clientes de aviação executiva e apoiando uma frota de mais de 120 aeronaves em todo o Brasil.
 
A aeronave pressurizada TBM de seis lugares da Daher Aircraft é ideal para viagens de negócios e pessoais em todo o continente latino-americano, proporcionando o melhor avião turboélice para viagens de negócios e pessoais no continente. Reconhecida por sua velocidade e eficiência, a mais recente versão, o TBM 960, tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 610 km/h (330 kts.) e um alcance máximo de 3.204 quilômetros (1.730 milhas náuticas).
 
Os aviões Kodiak 100 e Kodiak 900 de 10 assentos da Daher Aircraft também são perfeitamente adequados para o mercado brasileiro, oferecendo plataformas modernas, robustas, confortáveis e fáceis de pilotar, que são flexíveis e sustentáveis – ao mesmo tempo em que apresentam fácil conversibilidade para acomodar passageiros, carga e sistemas de missão. A grande porta, do tamanho de um palete, facilita o embarque/desembarque de passageiros, macas e carga.